Fique por dentro de todos os nossos super descontos e novidades!
Sarau e Encanto: despertando a Paixão pela Leitura, com a Tia Celma
No universo da leitura e educação, poucas pessoas deixam uma marca tão forte quanto Tia Celma, como é carinhosamente conhecida. Durante 16 anos, Celma dedicou sua vida como bibliotecária no Colégio Degraus, onde seu trabalho foi muito além dos livros – ela plantou sementes de amor pela leitura em crianças, adolescentes e suas famílias. Mesmo após deixar o colégio, o impacto de suas ações ainda ressoa. Em suas próprias palavras, "Saí do Colégio Degraus, mas o Colégio Degraus não saiu de mim." Com uma paixão contagiante pela educação e uma gratidão eterna aos que cruzaram seu caminho, Tia Celma transformou não apenas uma escola, mas também a vida de muitas pessoas por meio do poder dos livros.
Quais iniciativas você acredita que são essenciais para promover a leitura entre crianças e adolescentes, especialmente em um contexto onde o vício em telas está se tornando predominante?
R: Bom... na escola, eu convidava escritores. O Christie, acho que ele foi o campeão no colégio. Fizemos sarau poético várias vezes, fizemos encenações... Eu chamava os alunos para lerem os livrinhos dele. E eles disputavam quem ia primeiro para contar a história, para enviar para o Christie. E, quando o Christie ia e fazia a tarde de autógrafos, ou mesmo ia num dia especial próprio para eles, era fascinante. Eu acho que nós, dentro da escola, precisamos encantar tanto as crianças quanto os adultos. Porque, se a gente conseguir encantar, teremos pérolas de encantamento e de prazer.
Se eu já era apaixonada pela leitura, hoje eu sou muito mais. Muito obrigada. O Christie, para mim, é encantamento, é magia, é alegria. E tudo o que a criança precisa, ele faz através da Turma do Cabeça Oca. Ele é um exemplo, um exemplo de tudo: de escritor, de cartunista, e de pessoa também.
Ele tem o prazer de, em uma escola, falar da leitura, do livro, e do teatro. Então, de todas as formas, ele continua incentivando e lutando para que as crianças esqueçam um pouco das telas e voltem mais para os livros. E, se Deus quiser, nós vamos conseguir.
Como a escola pode envolver a comunidade escolar e as famílias na promoção da leitura?
R: A escola pode envolver a comunidade e as famílias através de ações, oferecendo espaço, livros e dando suporte aos alunos que vivem essa realidade misturada com fantasia e imaginação. Para incentivar a leitura, precisamos apresentar um livro à criança, porque, quando fazemos isso, estamos convidando-a para um mundo de magia, mistério e imaginação. A escola pode promover momentos especiais, como saraus, cantinhos de leitura, ou espaços reservados para a leitura.
Quando comecei no Colégio Degraus, para mim foi um desafio e um sonho, porque eu queria que as crianças e os adolescentes permanecessem ali, que fosse um lugar onde eles tivessem prazer em ficar. Então, comecei a organizar e tive muito apoio da direção e das coordenações. A diretora Cordilina estava muito, muito empenhada para que isso acontecesse. E, assim, fizemos muitos saraus.
-
Livro TURMA DO CABEÇA OCA EM BRASÍLIA: OS DESAFIOS DE JK - 4ª Edição
Turma do Cabeça Oca em Brasília: Os Desafios de JK é o livro do Cabeça Oca que ajudará o público infantil e infanto-juvenil a conhecer a história da Capital Federal, de seu idealizador, sua formação e seus desafios. O autor ainda cita Jataí como ponto de partida para o projeto audacioso e uma curiosa história sobre a assinatura da transferência da Capital Federal que ocorreria em Goiânia, mas acabou acontecendo em Anápolis. O autor do livro, Christie Queiroz, conta com as ilustrações da desenhis