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Conectando livros aos interesses das crianças, com Nara Caroline
No cenário educacional atual, onde o uso excessivo de telas e a falta de interesse pela leitura são desafios constantes, encontrar maneiras eficazes de incentivar o hábito de ler desde cedo se tornou essencial. Conversamos com a Nara, coordenadora pedagógica do Colégio Mônica Lassale, em Goiânia-GO, que compartilhou insights valiosos sobre como transformar a leitura em uma parte ativa e prazerosa do cotidiano das crianças. Nesta entrevista, ela aborda as dificuldades encontradas em turmas com pouco interesse pela leitura e revela as estratégias que têm sido implementadas com sucesso para reverter essa situação.
Como você acredita que as escolas podem integrar a leitura de maneira mais ativa no cotidiano das crianças para incentivar o hábito de ler desde cedo?
Para integrar a leitura de maneira mais ativa no cotidiano das crianças e incentivar o hábito de ler desde cedo, é fundamental criar uma cultura escolar que valorize e promova a leitura diariamente. Isso significa reservar um tempo específico para a leitura em sala de aula, seja através de leitura em voz alta, que ajuda a engajar os alunos e desenvolver a escuta atenta, ou através de leituras silenciosas, que incentivam a autonomia e permitem que as crianças escolham o que querem ler. Além disso, a escola deve oferecer uma variedade de livros que atendam aos diferentes interesses e níveis de leitura dos alunos. As bibliotecas escolares devem ser lugares convidativos e bem equipados, onde as crianças possam explorar diversos gêneros e temas, estimulando a curiosidade e o gosto pela leitura. Outro ponto importante é o envolvimento das famílias no processo. A leitura não deve ser vista apenas como uma atividade escolar, mas como um hábito que se estende para além dos muros da escola. Encorajar os pais a lerem com seus filhos e a participarem de eventos literários promovidos pela escola também pode criar um ambiente de leitura mais rico e colaborativo.
Quais iniciativas você, como coordenadora, tem implementado para promover a leitura entre crianças e adolescentes, especialmente em um contexto onde o vício em telas está se tornando predominante?
Como coordenadora, tenho implementado várias iniciativas para promover a leitura entre as crianças, especialmente em um contexto onde o vício em telas é predominante. Uma das estratégias mais eficazes foi a introdução de uma seleção mensal de livros comuns para todas as turmas. Esses livros são escolhidos para serem lidos coletivamente ao longo do mês. Com atividades e discussões em sala de aula, exploramos um conteúdo que incentiva o engajamento. Além disso, estabelecemos a hora da leitura diária, onde os alunos e professores dedicam um período específico para a leitura silenciosa, coletiva e individual. Também renovamos a biblioteca escolar para torná-la um espaço mais atraente e acessível. Promovemos clubes de leitura e eventos literários que tornam a leitura uma atividade social e envolvente. Essas ações visam cultivar o amor pela leitura mesmo em ambientes saturados de estímulos digitais.
Quando você se depara com uma turma onde a maioria das crianças expressa abertamente que não gosta de ler, você acredita que a falha está onde?
Quando me deparo com uma turma onde a maioria das crianças expressa que não gosta de ler, acredito que a falha pode estar em vários aspectos. Primeiro, pode haver uma desconexão entre os livros disponíveis e os interesses dos alunos. Se os livros não refletem as experiências e preferências das crianças, elas podem não se sentir engajadas.
Além disso, a abordagem pedagógica para a leitura pode ser um fator. Se a leitura é vista apenas como uma obrigação e é apresentada de maneira monótona, isso pode desencorajar os alunos. Outro ponto importante é o ambiente de leitura.
Se a biblioteca ou os espaços de leitura não são atraentes e convidativos, as crianças podem não se sentir motivadas a explorar os livros. Também é possível que as crianças não tenham tido experiências positivas com a leitura desde cedo, o que pode ter contribuído para uma visão negativa da atividade. Portanto, é essencial avaliar e ajustar o acervo, tornar a leitura uma experiência envolvente e personalizada, e criar um ambiente que celebre o prazer da leitura para mudar essa percepção e estimular os interesses dos alunos.
Para integrar a leitura de maneira mais ativa na vida das crianças e criar um hábito duradouro, é fundamental adotar uma abordagem que valorize e promova a leitura diariamente. Ao conectar os livros aos interesses dos alunos, oferecer uma variedade de opções que atendam diferentes níveis de leitura e envolver as famílias no processo, é possível cultivar o amor pelos livros e garantir que a leitura se torne uma parte integral e prazerosa do crescimento das crianças, mesmo em um mundo saturado por estímulos digitais.
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